UBER LANÇARÁ SEU DRONE DE PASSAGEIROS JÁ EM 2023

UBER LANÇARÁ SEU DRONE DE PASSAGEIROS JÁ EM 2023

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A Uber está construindo o futuro do compartilhamento de viagens aéreas. Em 2023, a gigante da mobilidade planeja dar aos passageiros a opção de um voo compartilhado acessível.

Para isso, ela convidou líderes da indústria e do governo – projetistas, fabricantes, investidores, operadores, provedores de infraestrutura, formuladores de políticas e reguladores – para construir esse futuro da aviação urbana e começar a testar este serviço já em 2020.

Estudo de mercado e estrutura

A Uber afirma que está trabalhando em estreita colaboração com os formuladores de políticas federais e locais para desenvolver uma oferta aérea que seja segura, silenciosa e ambientalmente consciente e que amplie o alcance das opções de transporte existentes. Em algumas cidades (Melbourne, Dallas e Los Angeles) há a intenção de criar uma rede de compartilhamento de viagens aéreas, integrando-se também a outras opções de transporte.

Os voos da “Uber Air” ou “Uber Elevate” (como será chamado o serviço) começarão pelas cidades acima citadas já em 2020 como demonstração e as operações comerciais começarão em 2023.

A Uber diz estar trabalhando para dar aos passageiros a opção de tomar aeronaves VTOL (que decolam e aterrissam de forma vertical) compartilhadas como uma parte de sua jornada, andando sem esforço entre os Skyports estrategicamente posicionados nas cidades.

Skyports

Uma rede de Skyports (algo parecido como helipontos) distribuídos está sendo planejada para permitir as operações da Uber Air. Em escala, os Skyports exigem novos designs para lidar com um número sem precedentes de decolagens e aterrissagens. Os principais nomes da arquitetura, design e engenharia estão dando soluções capazes de lidar com até 1.000 pousos por hora, mesmo em regiões muito densas nas cidades, e de forma segura.

Modelos de referência comuns do eVTOL

Liderada por Mark Moore, o engenheiro da NASA que foi pioneiro na propulsão elétrica distribuída (DEP), a equipe de Engenharia de Veículos da Uber desenvolveu modelos de referência comum eVTOL (eCRMs) com base nos requisitos do veículo Elevate.

Os eCRMs facilitam a colaboração com nossos parceiros de projeto e fabricação e foram projetados com foco nas capacidades tecnológicas e nos regulamentos de cidade e segurança.

modelos de referência

Os requisitos incluem velocidade de cruzeiro de 240 km/h (150 mph), numa uma corrida de até 3 horas, levando um piloto e 4 passageiros. Para quem se interessa por especificações, a Uber disponibiliza a documentação dos requisitos que os veículos devem apresentar nesta documentação: link 1, link 2, link 3 e link 4.

Uma tupiniquim no projeto

A EmbraerX é uma subsidiária de inovação da brasileira Embraer, com sede em São José dos Campos e está fazendo parte da Uber Elevate Network, uma rede de empresas que está co-criando o futuro do transporte aéreo urbano sob demanda.

A EmbraerX apresentou seu protótipo ao público cerca de um ano, mostrando que seu modelo possui muita versatilidade e alto nível de segurança em voo. Porém, a Uber ainda não definiu qual dos protótipos ela usará. Pode ser que seja mais de um, inclusive.

Veja nos dois vídeos abaixo como é o conceito do veículo da EmbraerX e qual a inspiração para o projeto, que faz referência ao que Santos Dumont (segundo a Embraer “o pioneiro dos VTOLs”) já realizada há um século:

Meio Info / Uber / Embraer

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