UNIÃO EUROPEIA ADIA NORMA DE EMISSÕES “EURO 7” PARA 2030

UNIÃO EUROPEIA ADIA NORMA DE EMISSÕES “EURO 7” PARA 2030

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Os fabricantes de automóveis estavam sendo pressionados pela União Europeia (UE) que exigia a implementação da norma Euro 7 já a partir de 2024. No entanto, tal exigência seria impossível de concretizar nos prazos, por conta disso a UE adiou a implementação para 2030.

O que é a norma Euro 7?

A classificação Euro é parte de uma série de regulamentações que começaram com a Euro 1 na década de 1990. Cada nova norma introduz limites mais rigorosos para as emissões de poluentes. Tais como:

  • Óxidos de nitrogênio (NOx);
  • Partículas em suspensão (PPM);
  • Monóxido de carbono (CO);
  • Hidrocarbonetos (HC).

A implementação da norma Euro 7 implica uma tecnologia mais avançada nos motores dos veículos, o que geralmente significa motores mais eficientes e menos poluentes. Ela estabelece critérios rigorosos que os fabricantes de automóveis devem seguir para garantir a redução da poluição atmosférica e a melhoria da qualidade do ar.

A norma irá regular as emissões poluentes dos automóveis, furgões comerciais e veículos pesados, caminhões e ônibus, à venda nos países da União Europeia. A intenção da UE seria iniciar esta transformação já a partir de 2024.

Com as novas regras, espera-se uma redução significativa da poluição atmosférica e das emissões de gases nocivos antes de 2035, bem como uma melhoria na segurança dos veículos.

Uma das previsões relativas a esta norma, foca-se na redução de emissões de óxidos de nitrogênio (NOx): redução de 35% para veículos leves e 56% para veículos pesados até 2035. Adicionalmente, estima-se uma redução de 13% nas partículas em suspensão (PPM) para veículos leves e 39% para veículos pesados.

Uma trégua ao setor automotivo fortemente ameaçado

Depois de muito tempo com o medo instalado pelas decisões da Comissão de Transportes da União Europeia em referência à entrada em vigor da nova norma de emissões Euro 7, esta finalmente não entrará em vigor em meados da década como foi planejado, mas em 2030.

Tal decisão pode estar relacionada com os muitos alertas deixados pelos fabricantes de automóveis. Segundo o setor, os fabricantes estavam submetidos a uma pressão e assédio intolerável pela Comissão de Transportes da União Europeia.

Os alertas referiam-se claramente aos altos investimentos e adaptações dos motores a combustão às novas e mais exigentes normas de homologação para atingir as exigências da Euro 7, bem como a imposição forçada dos carros elétricos – com a China inundando o mercado local com seus veículos – aproximariam o setor automotivo da UE de uma completa ruína.

Dificuldades em eletrificar são maiores do que o imaginado

A realidade já se impôs ao organismo europeu, que começa a ver que as suas políticas restritivas, que afetam os seus cidadãos, não são assim tão fáceis de concretizar em apenas uma década.

Se no final de 2023 foi decidido que o novo Euro 7 entraria em vigor em 2026 e com um regulamento menos restritivo para os carros novos, agora o Parlamento Europeu, que tem a última palavra, deu um grande passo ao adiar a entrada em vigor deste controverso regulamento para 2030. O regulamento entrará em vigor cinco anos mais tarde do que o previsto.

35 anos para eletrificar todos os carros do mundo

Um dos principais players do mercado automobilístico e legitimamente uma das empresas com responsabilidade direta na evolução do setor, a Bosch, tem uma visão sobre o futuro da eletrificação do automóvel no mundo.

O CEO da gigante alemã mostrou uma radiografia exata do que é a realidade, deixando a porta aberta para as regras serem sérias, ou apenas um sonho que acaba por se desmoronar. Segundo Stefan Hartung, atualmente, existem 1,4 bilhões de veículos no mundo, a maioria dos quais com motores a combustão. Se continuarmos ao ritmo atual, quanto tempo demorará até que o mundo se torne, de fato, uma sociedade totalmente eletrificada na estrada?

Nas suas declarações, Hartung afirmou:

Atualmente, são produzidos 90 milhões de carros por ano e, embora as vendas de carros elétricos venham a aumentar, será em ondas. Se convertêssemos imediatamente todos os carros com escape [para elétricos], seriam necessários cerca de 16 anos na Europa e, a nível mundial, entre 30 e 35 anos.

Estas declarações de Hartung “destroem” o sonho da Comissão dos Transportes da União Europeia.


Matéria cedida gentilmente por Pplware e adaptada por Meio Info.

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