Você está aqui
Home > Mais Meios

10 APLICATIVOS SOBRE SUSTENTABILIDADE PARA VOCÊ UTILIZAR

aplicativos sobre sustentabilidade

Praticar a sustentabilidade é pensar no futuro. Pensando nisso, vários desenvolvedores resolveram criar aplicativos para celulares e tablets que incentivam o comportamento sustentável e a preservação do meio ambiente como uma forma de reduzir os impactos ambientais causados pelos maus hábitos de consumo ou pela falta de conscientização no dia a dia.

Para que você também fique por dentro das boas práticas de sustentabilidade social e ambiental, resolvemos listar 10 dos principais apps disponíveis, tanto em sistemas operacionais Android quanto em iOS, para que você fique em dia com a natureza e contribua na solução de um mundo melhor para todos.

Green Tips
Android e Windows Phone – GRÁTIS

Esse é um aplicativo informacional, cheio de dicas sobre práticas sustentáveis e mudanças de hábitos que você pode adotar para levar uma vida mais em sintonia com a natureza. O App traz mais de 150 práticas importantes, como maneiras de reduzir a emissão de carbono, de separar o lixo, economizar água, diminuir os gastos domésticos de energia e demais atividades que podem ser readaptadas ao consumo consciente de cada recurso. O conteúdo, ainda, pode ser compartilhado, no Facebook ou Twitter, com os seus amigos.

Manual de Etiqueta – Planeta Sustentável
iOS – GRÁTIS

O App, desenvolvido pela editora Abril, também traz muitas informações sobre como é possível reduzir os impactos ambientais que cometemos no dia a dia e, de certa maneira, conservar o meio ambiente. Dentro do Manual, encontram-se dicas de reciclagem de materiais, consumo e economia d’água, comportamento voltado à sustentabilidade social e utilização responsável de energia. Para mudar de atitude, é preciso conhecer sobre o assunto.

Green Genie
iOS – PAGO

Se você precisa de ideias para começar a ser um pouco mais “verde”, o Green Genie funciona como uma enciclopédia cheia de termos e mais de 100 projetos sustentáveis para que você leia e se interesse mais pela causa. Além disso, ele funciona como um contador de emissões de carbono, para mostrar o quanto é possível evitar esse tipo de atividade e diminuir a produção nociva de poluentes na atmosfera.

Pollution
iOS – GRÁTIS

Pollution é um app capaz de medir a poluição atmosférica da região onde você está, funcionando como um indicador de níveis elevados de poluentes que podem prejudicar a vida dos moradores. São mais de 1300 cidades cadastradas e o sistema de aferição funciona por meio do Google Maps. Essa é uma maneira de conscientizar a população de que o território que frequentam pode ser melhorado e o meio ambiente deve ser preservado.

My Fun City
Android e iOS – GRÁTIS

Aqui está uma maneira de qualificar a sua cidade e compartilhar com os seus amigos os pontos fortes do local onde você mora. O My Fun City é um aplicativo elaborado para avaliar a gestão pública e o nível de cidadania de onde você se encontra, na medida em que são feitos check-ins a partir de qualquer aparelho mobile. Em 2013, o aplicativo foi eleito pela ONU, no WSA-Mobile, como a melhor plataforma de cidadania no meio digital.

Sai Desse Banho – SWU
iOS – GRÁTIS

O aplicativo trata, de maneira lúdica, do consumo consciente da água durante o banho. A plataforma funciona como um despertador, que avisa quando é hora de terminar a ducha, com o intuito de economizar água. Se passar do tempo previsto, ele começa a tocar uma música irritante e barulhenta, até que você desligue o chuveiro e silencie o seu iPhone.

Leaf Snap
Android e iOS – GRÁTIS

Um app sobre biodiversidade, voltado para o conhecimento ecológico de espécies de árvores e plantas que podem ser encontradas durante o seu passeio ao ar livre. É só tirar uma foto da planta que você encontrar e ele analisa a imagem e indica a qual espécie ela pertence. Além do mais, é possível ter acesso a um vasto índice de folhas, frutos, sementes, raízes e cascalhos, em alta resolução, para entender ainda mais sobre universo botânico.

Project Noah
iOS – GRÁTIS

Esse app é muito interessante, pois, além de incentivar a preservação da fauna e da flora, também promove a interação dos usuários, por meio de atividades lúdicas e compartilhamentos de projetos ecossustentáveis. Ele permite aos usuários o compartilhamento de suas viagens e passeis ecológicos, como também dispõe de informações detalhadas de plantas e animais nativos do lugar visitado. Incentivar um mundo melhor é conhecê-lo de perto com esse aplicativo.

Recicle RJ
Android e iOS – GRÁTIS

Por meio desse aplicativo você consegue encontrar, mais facilmente, os pontos de coleta de materiais recicláveis no perímetro urbano do Rio de Janeiro. A ideia da plataforma acontece sob o mesmo princípio do app Rota da Reciclagem, porém, se torna útil apenas para quem utilizá-la dentro do município carioca. O mais curioso é que essa inovação foi criada por dois estudantes brasileiros, entre 16 e 17 anos, servindo como grande ferramenta de incentivo à coleta seletiva à preservação natural, junto à sustentabilidade social e para o fomento da educação.

Eco Charger
Android – GRÁTIS

Você já esqueceu de carregar o seu celular? Calma, acontece com todo mundo. Porém, já aconteceu de esquecer o seu aparelho carregando, por horas e horas, mesmo com a bateria já cheia? Pois é, isso não é sustentável. Mesmo com 100% de energia, se o smartphone ainda permanecer na tomada, com a bateria sendo carregada, há um gasto de 1 W em média. Como já existem mais de 4 bilhões celulares e carregadores no mundo, já imaginou o tamanho do prejuízo, não é mesmo? Pensando nisso, o Eco Charger se predispõe a anunciar, por meio de notificação sonora ou vibratória, o momento em que o equipamento estiver “full battery” e você já puder retirá-lo da tomada.

Viu como a tecnologia também contribui para melhorar o meio ambiente?

Se gostou do artigo, acompanhe o Meio Info para mais informações e fique por dentro de tudo o que acontece no universo da sustentabilidade!

Este post é uma contribuição do Buscapé para o Blog Meio Info


A informação foi útil pra você? 

Se sim, compartilhe-a com seus amigos e deixe também sua opinião nos comentários.

Quer receber novos conteúdos do Meio Info gratuitamente? Cadastre-se:

Por favor, certifique que seu e-mail esteja correto.


Deixe uma resposta

Top