O gás CO2 (dióxido de carbono) é o principal responsável pelo aumento do efeito estufa, mas sua incidência seria ainda maior se não fosse a capacidade que as plantas possuem de atraí-lo. Apesar de ser um poluente, o CO2 também age como um poderoso fertilizante cuja ação, em nível mundial, era desconhecia até o momento.
Um estudo publicado na revista Nature Climate Change, afirma que o planeta Terra ganhou 36 milhões de quilômetros quadrados de superfície verde, o equivalente a duas vezes o tamanho dos Estados Unidos, o quarto maior país do mundo em extensão territorial.
O estudo realizado pelo CREAF – um centro de pesquisas vinculado à Universidade Autônoma de Barcelona, na Espanha – adotou como referência os últimos 33 anos. Nesse período, a biomassa terrestre cresceu em 40% da superfície da Terra, tendo diminuído em apenas 4%.
Com essa pesquisa, pudemos atribuir o enverdecimento do planeta ao aumento dos níveis de CO2 atmosféricos provocado pelo consumo de combustíveis fósseis. Com mais dióxido de carbono, as plantas puderam gerar mais folhas capturando-o da atmosfera durante a fotossíntese. Graças a isso, o aumento da concentração desse gás de efeito-estufa foi contido”, explica o cientista do CREAF Josep Pañuelas.
De acordo com o estudo, o dióxido de carbono é responsável em cerca de 70% pelo enverdecimento da Terra. Mas os cientistas também creditam outras razões além desta para explicar o aumento da biomassa: a mudança climática (8%), o nitrogênio atmosférico (9%) e as mudanças no uso do solo (4%).
Porém, os pesquisadores alertam que o crescimento da biomassa vegetal decorrente do fertilizante carbônico tem um limite:
O efeito do dióxido de carbono vai diminuindo à medida que as plantas se habituam com esse aumento”, afirma o especialista.
Ele ainda acrescenta que os vegetais também necessitam de outros recursos para crescer:
A fórmula é simples: quanto mais biomassa houver, mais as plantas necessitarão de água e de outros nutrientes – em especial o fósforo –, que são recursos limitados e vitais para o planeta.”
2 thoughts on “CO2 FOI O RESPONSÁVEL POR AUMENTAR EM 70% A VEGETAÇÃO NA TERRA EM 33 ANOS”