Numa mistura entre uma máquina de venda automática dispensadora e uma estrutura de estacionamento automatizado, o Zipcar Dispenser (como o nome sugere: estacionamento compacto) insere arquitetura para a implementação de tecnologias de automóveis compartilhados de alta densidade.
Concebido pelo Moskow Linn Architects, o protótipo foi elogiado recentemente pela Build a Better Burd, como melhor projeto de estacionamento contemporâneo devido aos princípios elegantes e acessíveis da proposta do Zipcar, pois o design visa recuperar lotes urbanos ao longo de comunidades da costa leste da Rússia, dando um ar mais atrativo ao local, utilizando-se também de espaços em sua estrutura para anúncios.
Medindo 50 metros de altura, a 30 metros de profundidade, e apenas 10 metros de largura, o estacionamento pode guardar até 7 carros em um espaço geralmente reservado para dois. As proporções extremamente estreitas fazem da tecnologia uma boa opção para recuperar os inúmeros pequenos lotes vazios das cidades, que de outra forma seriam de pouco valor comercial.
A estrutura é parecida com a das máquinas de “vending” e funciona usando uma tecnologia de tesoura guindaste que recupera um carro de uma das baías elevadas. A Moskow usa a analogia do distribuidor de doces PEZ como uma visualização lúdica de como os usuários podem se envolver com o sistema, onde o ato de recuperar o carro é parte da experiência. Os arquitetos também sugerem que a copa oval deverá ficar para o lado da rua, para ser usado como um outdoor – projetando-se sobre a calçada, acrescentando benefícios comerciais para a estrutura.
Com o advento do sistema plug-in de carregamento das baterias (alimentação) de carros elétricos, que estão sendo amplamente disponibilizados na Rússia, bem como na Europa e outros países, o sistema mostra-se também promissor para ser usado como uma estação de alimentação.