QUAL A DIFERENÇA ENTRE TV’S QLED E TV’S OLED? E QUAL TECNOLOGIA É A MELHOR?

QUAL A DIFERENÇA ENTRE TV’S QLED E TV’S OLED? E QUAL TECNOLOGIA É A MELHOR?

Compartilhar

Se você já comprou uma nova TV antes, provavelmente não lhe soa estranho a sopa alfanumérica de recursos como HDR, 120Hz, HDMI 2.1, etc. As TVs geralmente incluem todos esses recursos e muito mais, tornando difícil dizer a diferença entre elas.

Ao contrário do resto desses termos de tecnologia de TV, QLED e OLED são fundamentalmente diferentes, mesmo que tenham apenas uma letra de diferença. Porém, nas análises de comparação lado a lado, realizadas pelo site especializado CNET, chegou-se a conclusão que uma é melhor do que a outra.

Nos últimos anos, a Samsung vem marcando suas TVs como “QLED”. Sua linha QLED 2024 inclui modelos Neo QLED em resolução 4K e 8K, The Frame art TV, Serif e Sero rotating TV. Mas a Samsung não é a única, outras empresas como a TCL, Philips, Toshiba, entre outros também fabricam TVs QLED e a até a Amazon tem uma televisão Fire TV Omni QLED própria.

Do outro lado estão as TVs OLED. Nos últimos anos, a LG dominou o mercado OLED, e sua linha de TVs OLED 2024 está mais extensa do que nunca. Outras marcas, incluindo a própria Samsung também vendem TVs OLED, o que aumenta ainda mais a confusão.

Então, qual é a diferença entre OLED e QLED?

Vamos começar com a qualidade de imagem. Nas análises de comparação lado a lado, o OLED bate o QLED sempre. Nenhuma das TVs QLED testadas, incluindo a Samsung QN90B, a TCL QM8 ou a Amazon Fire TV Omni QLED, parece tão boa quanto qualquer uma das TVs OLED também testadas, como a LG C3, G3 ou Samsung S95C. Em todas as comparações a TV OLED venceu.

QLED vs. OLED: Resumo rápido das tecnologias de TV

  • OLED significa “diodo emissor de luz orgânico”.
  • QLED (de acordo com a Samsung) significa “quantum dot LED TV”.
  • OLED é uma tecnologia fundamentalmente diferente do LCD, o principal tipo de TV existente no mercado.
  • QLED é uma variação do LED LCD, adicionando um filme de pontos quânticos ao LCD “tipo um sanduíche”.
  • OLED é “emissivo”, o que significa que os pixels emitem sua própria luz.
  • QLED, como LCD, é “transmissivo” em sua forma atual e depende de uma luz de fundo LED.

Tamanhos de TV OLED

42 polegadas
48 polegadas
55 polegadas
65 polegadas
77 polegadas
83 polegadas
88 polegadas
97 polegadas

Enquanto isso, como as TVs QLED são LCDs, elas podem ser feitas em uma gama maior de tamanhos.

Tamanhos de TV QLED

32 polegadas
43 polegadas
50 polegadas
55 polegadas
58 polegadas
65 polegadas
75 polegadas
82 polegadas
85 polegadas
98 polegadas

Um olhar para o “sanduíche” de camadas em uma TV LCD, onde uma luz de fundo LED brilha através de uma camada de pontos quânticos (entre outros) e sobre o próprio painel LCD. Imagem: Josh Miller/CNET.

Uma TV QLED é apenas uma TV LCD com pontos quânticos. Essa é a principal conclusão, pois o QLED está mais próximo do LCD antigo do que do OLED, uma classe distintamente diferente de televisão, muito parecida com o plasma antes dela.

Os pontos quânticos são moléculas microscópicas que, quando atingidas pela luz, emitem sua própria luz de cores diferentes. Em TVs QLED, os pontos estão contidos em um filme, e a luz que os atinge é fornecida por uma luz de fundo LED. Essa luz então viaja através de algumas outras camadas dentro da TV, incluindo uma camada de cristal líquido, ou LCD, para criar a imagem. A luz da fonte de LED é transmitida através das camadas para a superfície da tela, e é por isso que dizemos que é “transmissiva”.

A Samsung usa pontos quânticos em suas TVs LCD desde 2015 e estreou a marca de TV QLED em 2017. A empresa diz que esses pontos quânticos evoluíram ao longo do tempo – que a cor e a saída de luz melhoraram, por exemplo. No entanto, as melhorias causadas por melhores pontos quânticos são muito menos evidentes do que aquelas causadas por outros fatores de qualidade de imagem.

Outros fabricantes de TV também usam pontos quânticos em TVs LCD, incluindo Vizio e Hisense, mas não chamam esses conjuntos de TVs QLED.

Uma TV OLED não é uma TV LCD


LCD é a tecnologia dominante em TVs de tela plana há um bom tempo. É mais barato do que o OLED, especialmente em tamanhos maiores, e vários fabricantes de painéis podem fabricá-lo.

As TVs OLED não precisam de retroiluminação LED, portanto, além dos benefícios de qualidade de imagem, elas podem ficar incrivelmente finas. Imagem: Sarah Tew/CNET

O OLED é diferente porque não usa uma luz de fundo LED para produzir luz. Em vez disso, a luz é produzida por milhões de subpixels OLED individuais. Os próprios pixels – minúsculos pontos que compõem a imagem – emitem luz, e é por isso que é chamada de tecnologia de exibição “emissiva”. Essa diferença leva a todos os tipos de efeitos de qualidade de imagem, alguns dos quais favorecem o LCD (e QLED), mas a maioria dos quais favorece o OLED.

Apesar de várias marcas venderem TVs OLED, todas (no mundo) usam painéis fabricados pela LG ou Samsung.

Até 2022, a LG era a única empresa a fabricar painéis OLED, mas naquele ano a Samsung começou a fazer seus próprios painéis usando a tecnologia QD-OLED. A Samsung promete cores e brilho aprimorados em comparação com as TVs OLED atuais porque suas TVs usam pontos quânticos – assim como as TVs QLED – e nos testes, a cor do Samsung S95C QD-OLED foi excelente. Mas o modelo LG G3 se saiu melhor, em parte porque ele usa outra nova tecnologia de painel OLED chamada MLA (para matriz de micro lentes) para melhorar o brilho.

Esperamos que a tecnologia QLED continue evoluindo nos próximos anos. Mas, por enquanto, a OLED domina a qualidade de imagem.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.