ENGENHEIROS CRIAM “TRAJE DESTILADOR” INSPIRADO EM “DUNA” QUE FUNCIONA DE VERDADE

ENGENHEIROS CRIAM “TRAJE DESTILADOR” INSPIRADO EM “DUNA” QUE FUNCIONA DE VERDADE

Compartilhar

No épico romance de ficção científica de 1965, “Duna”, de Frank Herbert, aqueles corajosos o suficiente para enfrentar as paisagens desérticas do planeta fictício Arrakis usam um traje completo chamado “stillsuit” (traje destilador) que pode preservar toda a umidade do corpo com a ajuda de um filtro que recicla tanto o suor quanto a urina.

Um tubo inserido nas narinas do usuário, como dramatizado na adaptação cinematográfica de 2021 e em sua recente sequência, pode reabastecer os níveis de água do usuário sem depender de uma fonte externa do precioso líquido.

Embora o conceito seja fictício, engenheiros do canal do YouTube “Hacksmith Industries” recentemente tentaram criar seu próprio traje destilador usando uma tecnologia surpreendentemente simples e, ao que parece, não é tão impossível quanto se pensava.

Não é elegante, mas funciona!


O traje destilador criado pelos engenheiros não é tão elegante quanto o retratado no filme Duna, pois é basicamente um traje do tipo Tyvek com uma fantasia de Duna por cima. Os engenheiros conseguiram coletar a umidade do corpo e permitir que o membro da equipe, Darryl Sherk, a bebesse através de um tubo.

A equipe usou um resfriador termoelétrico, que é um pequeno dispositivo em grade que pode resfriar um computador ou outros aparelhos ao passar uma carga elétrica através de dois tipos diferentes de metal.

O lado frio do dispositivo ficou dentro do traje, atraindo a umidade do ar preso, semelhante a um desumidificador. Enquanto isso, uma bolsa de hidratação, combinada com um filtro de água em linha comprado na loja local de artigos esportivos, coletava a água resultante e permitia que Sherk a sugasse como um canudo.

A estranha engenhoca gerou muitas perguntas no canal do Hacksmith.

Todo mundo continua pensando que estou bebendo meu próprio xixi”, disse Sherk no vídeo.

Claro, está longe de ser uma solução perfeita e provavelmente não permitirá que você sobreviva na superfície escaldante de Arrakis por muito tempo. Afinal, Duna se passa cerca de 20.000 anos no futuro, tempo suficiente para avanços tecnológicos e invenções que nem podemos imaginar.

Isso sem mencionar a licença criativa do autor e uma grande dose de mágica cinematográfica. Mas o traje do Hacksmith, que foi montado em um único dia, ainda é uma prova de conceito impressionante, exceto pelos fluidos corporais nojentos.

Qual é o gosto?” perguntou o dono do canal, James Hobson, a Sherk.

Quente!” “Igual a água!”, respondeu o cosplay de Fremen.

Veja abaixo o vídeo (em inglês) mostrando o processo de criação do traje:

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.