O artista Gregory Kloehn usa seu grande conhecimento de construção e design para construir casas em miniatura para as pessoas que vivem nas ruas de Oakland, Califórnia. Ele percorre o bairro para o lixo que foi despejado ilegalmente, coletando um pouco de tudo: paletes, janelas, caixas de entrega de pizza, portas de geladeiras e de máquinas de lavar, entre outros.
Com esses materiais encontrados ele constrói abrigos robustos e elegantes que têm rodas presas para a portabilidade e conveniência. Estas casas de tamanho sofá são entregues gratuitamente aos moradores de rua na cidade como uma alternativa para os abrigos de papelão mal construídos pelos sem-teto.
A engenhosidade e desenvoltura de Gregory são a marca de suas criações. As casas não são apenas abrigos práticos para manter os moradores quentes e secos, mas eles também são coloridos e contém trabalhos de arte muito criativos . Além de o fundamento básico, muitos deles incluem toques surpreendentes, como uma claraboia, janelas feitas de máquina de lavar, portas, paredes com isolamento feito de caixas de pizza, algumas contém prateleiras e painéis reflexivos provenientes de bicicletas.
De acordo com sua página no Facebook, Gregory afirma que uma vez que a maioria dos materiais são encontrados nas ruas, o custo total de cada casa é de apenas US$30 a US$50 (dólares) para pregos, parafusos, cola, dinheiro do combustível, etc.
Gregory se interessou em construir casas para as pessoas que vivem nas ruas depois que alguns desabrigados chegaram à sua casa no ano passado para pedir uma lona. Como ele não tinha uma lona, ofereceu-lhes a única coisa que ele tinha em seu estúdio, uma pequena casa de madeira equipada com uma cozinha, tanque de água, e um pequeno compartimento para dejetos. Desde então, a iniciativa de Gregory Kloehn chamada de Homeless Homes Project cresceu e espera fazer a diferença através da criatividade e engenhosidade.
Veja as imagens das casas que Gregory construiu para os moradores de rua (clique na imagem para ampliá-la):