ÁGUA ENGARRAFADA É NECESSÁRIA? ELA TRAZ BENEFÍCIOS OU MALEFÍCIOS?

ÁGUA ENGARRAFADA É NECESSÁRIA? ELA TRAZ BENEFÍCIOS OU MALEFÍCIOS?

Compartilhar

Foi realizada uma pesquisa nos Estados Unidos muito importante sobre o consumo de água engarrafada com intuito de saber se este consumo traz benefícios ou malefícios tanto para nossa saúde quanto para o meio ambiente.

Uma garrafa de água mineral de 600mL custa em média U$ 1,50 nos Estados Unidos, aqui no Brasil cerca de R$ 2,50 (em média). Isto significa: más notícias para todos.

  • Para o Bolso: Um cidadão americano gasta em média US$ 400,00 por ano com água engarrafada;
  • Para a Saúde: A água, ao ser armazenada em garrafas de plástico, acaba sendo contaminada por elementos tóxicos como o Bisphenol-A (BPA). O consumo do BPA, pode também causar células cancerígenas no corpo humano;
  • Para o Meio Ambiente: Pode ser contaminado pela produção, embalagem, transporte e descarte das garrafas.

Em uma estimativa feita em 2004, constatou-se que foram consumidos 26 bilhões de litros de água engarrafada somente nos EUA.

Nota: Apenas os EUA fizeram essa estimativa até o momento, por isso os dados são referentes a este país, mesmo assim os números são alarmantes.

Desses 26 bilhões de litros de água, foram geradas 28 bilhões de garrafas plásticas em 1 ano, das quais 86% acabaram indo para o lixo. Cerca de 1.500 garrafas são jogadas no lixo a cada segundo somente nos Estados Unidos.

Para produzir 28 bilhões de garrafas em 1 ano são necessários 17 milhões de barris de petróleo. Essa mesma quantidade de petróleo seria suficiente para abastecer 100 mil carros neste mesmo período.

A produção desta quantidade de garrafas gera 2 milhões e 500 mil toneladas de Dióxido de Carbono na atmosfera. 100 bilhões de dólares são gastos pelos consumidores por ano com água engarrafada.

Estima-se que uma fração desse valor seria suficiente para que cada pessoa no Planeta tivesse acesso à água Potável e saneamento básico. E talvez não veríamos imagens como esta:

E os outros países? Como isso afeta principalmente os países que não possuem sistema de coleta seletiva e reciclagem? Qual o impacto causado?

Pode-se utilizar como exemplo o Brasil, onde a maioria da população que bebe água engarrafada não descarta a garrafa adequadamente, jogando-a em qualquer lugar. E muitas vezes as cidades não possuem sistema de coleta seletiva e reciclagem.

Água engarrafada vs Água de torneira

As pessoas tem várias razões pelas quais escolhem a água engarrafada. Muitas pensam que a água engarrafada tem um sabor melhor do que a água de torneira e por isso entendem que é mais segura e de melhor qualidade.

As companhias negociam a água engarrafada como sendo uma alternativa saudável em relação a outras bebidas. Consumidores compram-na para se sentir bem e até para perder peso.

Segurança e Saúde

A água de torneira pode ser contaminada por um variado número de agentes químicos, por micróbios e também por fatores físicos. Porém, certos fatores podem ser mais rapidamente controlados em sistemas de distribuição por tubulações e padrões específicos são preferidos para reduzir a exposição da população de modo geral.

No caso da água engarrafada, algumas substâncias podem tornar mais difícil esse controle e remediação. Isso se deve ao fato de a água engarrafada ser estocada por longos períodos e em mais altas temperaturas do que a água distribuída nos sistemas de tubulação. Alguns micro-organismos que são de pouco ou de nenhum conhecimento público podem crescer em altos níveis.

Como exemplo, a água de garrafa guardada no carro pode liberar produtos químicos das próprias garrafas por causa do calor. E não é só isso, mesmo que não esteja guardada no carro, as garrafas já estão contaminadas por toxinas ao serem submetidas a temperaturas extremas no processo de produção.

Devido ao grande número de possíveis contaminações da água potável, o desenvolvimento de padrões para a água potável requer recursos significativos e especialistas que muitos países não podem custear.

Impactos ambientais

O plástico das garrafas é feito de petróleo e gás natural, ambos são recursos não renováveis. Mais de 1,5 milhão de toneladas de plástico são usados para fabricar garrafas de água.

Embora o PET (Polietileno Tereftalato, é o polímero do qual são feitas as garrafas) exija menos energia para ser reciclado do que o vidro ou alumínio e libera menos emissões na atmosfera, os processos usados para produzi-lo em larga escala podem causar séria poluição, afetando tanto o ambiente natural quanto a saúde humana, se deixados sem regulamentação.

A maioria das garrafas plásticas não estão sendo recicladas e rapidamente se acumulam e enchem aterros sanitários ao redor do mundo. Considerando que o plástico se decompõe em velocidades muito baixas, permanecerão em nossos aterros por mais centenas de anos.

As consequências podem ser vistas todos os anos, nas catástrofes durante as chuvas intensas, considerando países como o Brasil, em que a maioria da população não tem consciência e ainda joga o seu lixo em qualquer lugar (ruas, bueiros, rios, lagos, etc).

A proliferação dos resíduos plásticos, inclusive, tomou os oceanos, criando estruturas sintéticas como o microplástico que se integra a cadeia alimentar, causando mutações genéticas nos seres vivos. Além disso, estudos comprovam que este elemento já está sendo agregado ao sal de cozinha que colocamos em nossas refeições, contaminando tudo, incluindo o ser humano.

Compartilhar

One thought on “ÁGUA ENGARRAFADA É NECESSÁRIA? ELA TRAZ BENEFÍCIOS OU MALEFÍCIOS?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.