VEÍCULO DE TRANSPORTE ‘ART’ ANDARÁ SOBRE TRILHOS VIRTUAIS E PODERÁ DERRUBAR CUSTOS DE OBRAS

VEÍCULO DE TRANSPORTE ‘ART’ ANDARÁ SOBRE TRILHOS VIRTUAIS E PODERÁ DERRUBAR CUSTOS DE OBRAS

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A empresa chinesa CRRC Zhuzhou Locomotive projetou e fabricou um novo tipo de veículo de transporte em massa chamado de “Smart bus ART” (“Ônibus inteligente autônomo de trânsito rápido” em tradução livre) que andará sobre trilhos virtuais dentro das cidades.

O ART é praticamente uma mistura de trem comum com ônibus, uma vez que anda na rua sem trilhos reais, mas tem a possibilidade de adicionar vagões, ampliando a capacidade de transporte de passageiros. O veículo que tem cerca de 30 metros de comprimento, é equipado com diversos sensores que o faz seguir as faixas pintadas nas ruas e planejar sua própria rota. Desta forma ele não necessita de um motorista humano para conduzi-lo. Porém, na fase inicial do projeto, o veículo é conduzido por um motorista, até que o sistema esteja 100% confiável para uma condução autônoma.

Com capacidade de acomodar até 307 passageiros em 3 vagões, ou mais de 500 com 5 vagões, o ART atinge a velocidade máxima de 70 km/h. Por ser um veículo elétrico, a cada parada de 10 minutos ele recebe energia para mais 25 km de percurso.

Em termos econômicos, o projeto do ART promete aumentar a oferta de transporte público de alta velocidade e ao mesmo tempo, derrubar custos de implantação, pois não são necessárias grandes obras de intervenções urbanas, como no caso de implantações de Metrôs, Trens e VLT’s.

A maioria das cidades de tamanho médio e pequeno não pode pagar os caros sistemas de metrô, ou os sistemas demoram muito para construir”, disse Feng Jianghua, engenheiro-chefe da CRRC.

Na China, o custo por quilômetro de metrô está entre 58 a 102 milhões de dólares, enquanto que o custo para criar o mesmo trecho de pista virtual para ART custaria 2,2 milhões ou até menos”, afirma Feng.

De acordo com o governo da cidade de Zhuzhou na província de Hunan, uma linha ART de 6,5 km será construída no centro da cidade e as operações começarão em 2018.

Veja abaixo o vídeo de divulgação e testes do Smart bus ART:

Meio Info / ChinaDaily / CGTN

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