COMO TRANSFORMAR UM VENTILADOR EM UM ‘AR-CONDICIONADO’ [ENTENDA]

COMO TRANSFORMAR UM VENTILADOR

Solução simples e barata potencializa o poder de refrigeração do ventilador e pode reduzir a temperatura do ambiente em até 6°C.

O verão está chegando e o ar-condicionado volta a reinar como um aliado para enfrentar as altas temperaturas. Para quem não pode ou não quer investir no aparelho, uma solução é fazer do tradicional ventilador um “ar-condicionado” barato e irreverente.

O tutorial do ar condicionado caseiro é da DDelectroTech.com, um canal de projetos eletrônicos que ensina de forma muito simples como fazer o sistema utilizando materiais simples e reaproveitados.

Assista ao vídeo com o passo a passo (é autoexplicativo):

Como e por quê funciona?

A redução da temperatura proporcionada pela instalação dos cones plásticos à frente do ventilador tem base científica.

Ela decorre do fenômeno físico conhecido como Efeito Joule-Thomson, como explica o doutor em Física Dinis Gomes Traghetta, professor da Universidade Positivo (UP).

“Quando um gás é comprimido e, depois, expandido, ele esfria”, diz ele.

É isso o que ocorre no ventilador adaptado. Ao ser ligado, a hélice empurra o ar para dentro da garrafa pet e o comprime. Ao sair pelo gargalo, o ar se expande novamente, saindo mais frio do ventilador.

“Este resfriamento não acontece com todos os gases. Quando comprimidos e expandidos o oxigênio e o nitrogênio esfriam, enquanto o hidrogênio esquenta. Como o ar é formado por 79% de nitrogênio, 20% de oxigênio e apenas 1% hidrogênio, o aquecimento deste é insignificante perto do resfriamento dos demais”, completa Traghetta.

O professor lembra, no entanto, que é difícil precisar em que medida a adaptação do ventilador pode contribuir para o resfriamento do ambiente. Isso porque, ao sair do cone plástico, o ar volta a expandir e a trocar calor com o ar quente do espaço. Além disso, questões como o volume de ar, o tempo e a quantidade de ventiladores que estarão ligados no mesmo ambiente também podem interferir no desempenho de ventilador adaptado.

“Não dá para afirmar em que medida [o ventilador adaptado] dará conta de resfriar o ambiente. Mas o princípio por trás dele é real”, completa o professor.




Meio Info/Gazeta do Povo


A informação foi útil pra você?

Se sim, compartilhe-a com seus amigos e deixe também sua opinião nos comentários.

Quer receber novos conteúdos do Meio Info gratuitamente? Cadastre-se:

Por favor, certifique que seu e-mail esteja correto.


Deixe uma resposta

Top