Você está aqui
Home > Mais Meios

NOVA TECNOLOGIA PROMETE APOSENTAR O AR-CONDICIONADO E VENTILADOR

Nova tecnologia promete aposentar o ar-condicionado e ventilador

Refrigerar ambientes com ar-condicionado e ventilador ainda é a maneira mais usual, o problema é que estes aparelhos, além de barulhentos, pesam no consumo de energia, o que se reflete em uma conta de luz mais cara. Pensando nisso, estudantes espanhóis desenvolveram um produto que promete acrescentar mais uma alternativa para amenizar o calor.

Esquema mostra como são as camadas da parede tecnológica

Trata-se da cerâmica de hidrogênio, um novo material que interage com a temperatura atmosférica. Assim, o produto promete resfriar o ambiente em dias de calor ao passo que isola o espaço no inverno. Chamado de hidrocerâmica, o novo material de construção é formado por bolhas de hidrogel que interagem com o meio ambiente. O hidrogel é um insumo tecnológico com capacidade de absorver até 400 vezes sua massa em água.

Bolhas carregadas

De acordo com informações do site de inovações Springwise, o novo material de construção pode ser “carregado” por água e, em dias de calor, evaporando o líquido refrescante para dentro do ambiente. Em sentido oposto, quando chove e a temperatura torna-se mais amena, as bolhas de hidrogênio são carregadas novamente de água e isolam a construção.

A ideia ainda é um conceito, mas a intenção é que nos próximos anos, o produto possa ser encontrado na loja de materiais de construção mais próxima.

Assista ao vídeo explicativo dessa tecnologia:

via: Springwise


A informação foi útil pra você?

Se sim, compartilhe-a com seus amigos e deixe também sua opinião nos comentários.

Quer receber novos conteúdos do Meio Info gratuitamente? Cadastre-se:

Por favor, certifique que seu e-mail esteja correto.


Deixe uma resposta

Top