A Holanda se tornou o primeiro país sem cães abandonados e um fator considerável nesta notícia é que isso aconteceu sem a necessidade de sacrificar quaisquer animais ou colocá-los em um canil.
Isso ocorreu porque as leis holandesas são muito duras com as pessoas que abandonam cães. Multas por abandono atingem a casa dos milhares de euros. Assim, as pessoas pensam duas vezes antes de abandonarem um cão nas ruas.
Embora houvessem campanhas de sensibilização para a causa e multas aplicáveis, as ruas da Holanda estavam repletas de cães abandonados. Isso porque a maioria das pessoas preferiam comprar cães de raça pura a adotarem um animal. Portanto, era necessário impedir que os cães que viviam nas ruas continuassem a se reproduzir.
O governo assumiu o custo de esterilização em animais de rua e organizou campanhas maciças para que os proprietários de cães de estimação pudessem também esterilizá-los gratuitamente, caso quisessem. Outro fato importante foi cobrar altos impostos sobre os animais puros. Dessa forma, as pessoas optariam por adotar os sem raça definida.