PRIMEIRO AVIÃO ELÉTRICO TRIPULADO DO BRASIL REALIZA PRIMEIRO VOO

PRIMEIRO AVIÃO ELÉTRICO TRIPULADO DO BRASIL REALIZA PRIMEIRO VOO

Compartilhar

Depois de quase 10 anos envolvidos em pesquisas, engenheiros de São José dos Campos consumaram uma meta histórica: voar com o primeiro avião elétrico tripulado do país.

Trata-se do Sora-e, um avião monomotor para duas pessoas projetado pela empresa ACS Aviation, instalada na região sudeste da cidade.

Foi mais uma etapa do processo de desenvolvimento do avião”, diz o engenheiro Alexandre Zaramella, um dos sócios da empresa, que também presta serviço para a cadeia produtiva aeronáutica.

Alexandre Zaramella, presidente da ACS e Celso Novais, coordenador brasileiro do Programa VE.

O pioneirismo dos cinco engenheiros da ACS foi adaptar para um avião um sistema de propulsão elétrico, cujas baterias podem ser recarregadas em uma tomada.

Embora a autonomia seja de apenas uma hora de voo, em razão da limitação das baterias, o Sora-e é capaz de chegar a 340 km/h, velocidade considerada significativa para uma aeronave com as suas características.

Ela é mais leve e voa mais rápido do que outras da mesma categoria”, explica Zaramella, que já trabalha para potencializar o avião.

O modelo vai carregar um motor elétrico duplo, fabricado na Eslovênia, com potência máxima de 140 kW, e um conjunto com seis packs de baterias, contendo 16 células cada um. A estrutura é feita com fibra de carbono e o painel terá tela com tecnologia touch screen.

Instrumento de análise dos motores do avião

O Sora-e utiliza como base o projeto da ACS do ultraleve avançado ACS-100 SORA movido a combustão, primeira aeronave a ser desenvolvida pela equipe, em 2006. Com 8,5 metros de envergadura, o novo avião elétrico é capaz de levar 650 quilos de peso e custa R$ 280 mil.

O primeiro modelo foi “vendido” para a Itaipu Binacional, que patrocinou parte do projeto, chamado de VE, que também contou com recursos da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), do governo federal. O investimento total foi de R$ 750 mil.

De acordo com Zaramella, a parceria com Itaipu para desenvolver o SORA-e pretende posicionar a empresa no atual cenário internacional, especialmente da Europa e dos Estados Unidos.

A nossa visão é que no futuro os meios de transporte, inclusive aéreos, vão migrar para a motorização elétrica. Por isso, todas as grandes empresas do setor, tais como Airbus, Boeing e Embraer já estão desenvolvendo ou pesquisando aviões elétricos”, comentou.

No dia 18 de maio, a aeronave voou por cerca de 10 minutos em São José dos Campos para testes do equipamento.

Foi uma das etapas dos testes que vínhamos fazendo há tempos, com ensaio em solo e nas nossas bancadas”… “Foi um momento histórico para nós”, conta Zaramella.

Porém, para o engenheiro, além dos sistemas e adaptações que eles fizeram no avião, o mais importante é o combustível alternativo.

Meio Info / Itaipu / Revista Pesquisa FAPESP

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.