Você está aqui
Home > Mais Meios

PESQUISADORES ARGENTINOS DESENVOLVERAM TIJOLOS ECOLÓGICOS FEITOS DE GARRAFAS PET

Tijolos Ecológicos feitos de garrafas PET

O aumento alarmante de resíduos plásticos é uma preocupação constante que afeta o meio ambiente, animais selvagens e, consequentemente, os seres humanos.

Todos os anos, milhões de toneladas de plástico são acumuladas e tudo isso leva cerca de 500 anos para se decompor. Confrontado com este problema, o pesquisadora argentina Rosana Gaggino, do Conselho Nacional de Pesquisa Científica e Tecnológica (CONICET) e sua equipe projetaram um processo que recicla garrafas plásticas descartadas transformando-as em “Tijolos Ecológicos” (ladrillos ecológicos).

O processo de fabricação é muito simples, porque, ao contrário dos tijolos convencionais (feitos de cimento e areia), é feita substituição da areia por tereftalato de polietileno (PET).

O uso de garrafas de PET em construção tem expandido enormemente nos últimos anos, e esses tijolos representam um avanço na indústria da construção, porque eles têm propriedades de isolamento de calor 5 vezes maior do que o dos tijolos tradicionais.

Além disso, eles são muito mais leves, têm maior resistência ao fogo e podem construir paredes mais finas. Cada tijolo ecológico usa 20 garrafas de plástico, criando uma alternativa ecológica aos tijolos convencionais que consomem solo fértil, madeira e poluem o ar. Estes tijolos já têm sido utilizados em casas construídas para teste e foram aprovados pelo governo argentino para uso em construções públicas.

via: Engenharia É


A informação foi útil pra você? 

Se sim, compartilhe-a com seus amigos e deixe também sua opinião nos comentários.

Quer receber novos conteúdos do Meio Info gratuitamente? Cadastre-se:

Por favor, certifique que seu e-mail esteja correto.


Deixe uma resposta

Top