Você está aqui
Home > capa

NOVAS IMAGENS MOSTRAM QUE O PLANETA JÚPITER É LINDO E FASCINANTE [TIME-LAPSE]

NOVAS IMAGENS MOSTRAM QUE O PLANETA JÚPITER É LINDO E FASCINANTE

Júpiter não é só o maior planeta do nosso sistema solar, mas influencia de maneira decisiva a estabilidade desse sistema, além de funcionar como um “escudo protetor” da Terra, pois graças à sua massa (mais de 300 vezes a da Terra), campo gravitacional e posição adequados, Júpiter acaba funcionando como uma espécie de “faxineiro”, sugando para ele diversos asteroides e corpos celestes que poderiam se chocar contra a Terra ou outros planetas, reduzindo em muito o número de impactos.

A sonda espacial Juno, da NASA, está há mais de uma década em missão no planeta Júpiter; sendo que, a cada 53 dias, ela completa uma volta ao redor do planeta. Juno tem o tamanho de uma quadra de basquete e usa energia solar, captada através de seus enormes painéis, e suas câmeras são blindadas com titânio que as protegem da intensa radiação emitida pelo planeta gigante.

A sonda trouxe diversas informações sobre Júpiter que ajudaram a ciência a entender melhor sua natureza e seu funcionamento, como por exemplo, que o planeta possui um forte campo magnético e diversos tipos de ciclones, alguns do tamanho da Terra.

Com as imagens captadas pela Juno, o animador Sean Doran em conjunto com o jornalista Avi Solomon e o matemático Gerald Eichstädt, criaram vídeos em time-lapse e disponibilizaram ao público da NASA. O resultado é incrível, confira:





Meio Info/NASA – Mission Juno


A informação foi útil pra você?

Se sim, compartilhe-a com seus amigos e deixe também sua opinião nos comentários.

Quer receber novos conteúdos do Meio Info gratuitamente? Cadastre-se:

Por favor, certifique que seu e-mail esteja correto.


Deixe uma resposta

Top