Você está aqui
Home > Energia

STARTUP CRIA MINI HIDRELÉTRICA DENTRO DE TUBULAÇÕES DE ÁGUA

STARTUP CRIA MINI HIDRELÉTRICA DENTRO DE TUBULAÇÕES DE ÁGUA

Os seres humanos há muito tempo aproveitam o poder da água para executar o trabalho.

Em tempos modernos, a hidreletricidade, gerada pela força da água que flui através de turbinas na base de barragens se tornou uma fonte fundamental de energia renovável. Mas especialistas dizem que há um grande potencial para novas fontes de energia hidrelétrica.

A startup Lucid Energy em Portland, Oregon (EUA), desenvolveu um sistema que pode um dia estar em cidades de todo o país ou do mundo, recuperando a inexplorada energia que pode ser retirada de tubulações, oleodutos, entre outros – nas cidades, as áreas rurais ou nas indústrias – de forma limpa e renovável – sem afetar as operações.

O LucidPipe, é como uma pequena hidrelétrica, funcionando como gerador de energia elétrica dentro de tubulações. O sistema captura energia gerada a partir da água corrente, que faz girar pequenas turbinas colocadas dentro das tubulações e posteriormente é armazenada em um gerador externo.

A energia gerada pelo sistema é de cerca de 200 quilowatts, o que ainda não é suficiente para abastecer a cidade toda, mas é suficiente para fornecer energia a 150 casas, bem como escolas e bibliotecas. A turbina também possui hidrodinâmica projetada e testada em campo para maximizar geração de energia sem interromper o fluxo de água.

Esquema funcional e simplificado do sistema
As centrais de distribuição de água tendem a se localizar em pontos topograficamente mais altos para que o fluxo da água seja por gravidade até que esta chegue às residências. Em casos mais raros, onde a água precisa fluir de um local mais baixo para um mais alto, é feito o bombeamento.

O sistema de distribuição da cidade de Portland foi construído pensando nisso, o que significa que a água flui pela cidade principalmente pela ação da gravidade, descartando a necessidade de maiores gastos de energia para o bombeamento da água devido à redução da pressão pelo posicionamento das turbinas como obstáculos ao caminho traçado por ela.

Esquema mostra o sistema já instalado em uma tubulação

O LucidPipe ainda se destaca de outros sistemas de geração de energia limpa (como a solar e a eólica), pois não há necessidade de um clima favorável pra que ele funcione, ou seja, é independente do tempo, hora do dia, dos ventos ou da presença de radiação solar, apenas do fluxo de água no interior das tubulações.

Em 2013 a Lucid Energy iniciou a fase de testes na cidade de Riverside, na Califórnia e neste mesmo ano recebeu investimento de capital privado de um investidor de Israel, sendo que no começo de 2015 o sistema foi implantado em algumas tubulações de Portland (conforme imagens abaixo) e já está gerando energia 100% limpa e altamente sustentável.

Os benefícios desta fonte de energia são vários, como não ter nenhum impacto ambiental, e também pelo fato de o custo final da água ficar mais barato ao consumidor. O LucidPipe já está a venda para interessados no site da startup: www.lucidenergy.com, assim como todas as especificações do projeto.

Abaixo está um vídeo explicativo sobre o sistema (em inglês):

Meio Info/Lucid Energy; PRWeb; NSF


A informação foi útil pra você?

Se sim, compartilhe-a com seus amigos e deixe também sua opinião nos comentários.

Quer receber novos conteúdos do Meio Info gratuitamente? Cadastre-se:

Por favor, certifique que seu e-mail esteja correto.


2 thoughts on “STARTUP CRIA MINI HIDRELÉTRICA DENTRO DE TUBULAÇÕES DE ÁGUA

  1. Realmente Zack, espero que logo seja empregada nas indústrias, porém, aqui no Brasil essa tecnologia está longe de se tornar realidade. É triste como tudo aqui demora e muitas vezes perdemos a chance de melhorar.

Deixe uma resposta

Top