Você está aqui
Home > Mais Meios

ENGENHEIRO CRIA MAPA AMBIENTAL ON-LINE COLABORATIVO INÉDITO QUE REÚNE DADOS AMBIENTAIS DE TODA UMA CIDADE

Engenheiro cria Mapa Ambiental

Após oito meses de trabalho voluntário, o engenheiro cartógrafo Eric Sousa, de 27 anos, com ajuda do amigo engenheiro ambiental Allan Yu, criou o Mapa Ambiental de São José dos Campos/SP. O Blog Meio Info entrou em contato com Eric para entender melhor sobre o projeto, e ele cedeu gentilmente as informações, as quais relacionamos abaixo:

Como surgiu a ideia?

De acordo com Eric, a ideia surgiu a partir de uma postagem no grupo que faz parte, chamado “Arborização – SJC” no facebook, em dezembro de 2014, no qual uma moradora do bairro Vila Tesouro questionava sobre uma possível invasão de uma área pública e poda irregular de árvores por parte de uma construtora.

A moradora não sabia exatamente se o terreno que havia sido cercado pela construtora era uma área pública, pois apesar de ter uma placa que a identificasse como praça, não havia nada por lá. Era um espaço vazio. Mas ela estava correta, e a construtora realmente havia cometido uma infração e foi devidamente autuada pela prefeitura da cidade, o que deixou o grupo Arborização-SJC muito feliz por verem que suas iniciativas deram o resultado esperado. No mesmo mês Eric iniciou o desenvolvimento do mapa, durante os horários livres.

Naquele momento notei que o acesso à localização espacial das informações ambientais poderia ser uma grande aliada dos joseenses para a proteção das nossas áreas públicas e riquezas naturais. Isto também permitiria uma melhor conscientização ambiental por parte dos nossos moradores, facilitando a educação ambiental e o acesso a detalhes curiosos da nossa cidade, como a localização dos montes e morros famosos e das árvores patrimônio… lembra Eric, que é amante do ciclismo e também criou o Mapa Cicloviário de São José dos Campos, como uma forma de contribuir na melhoria da mobilidade na cidade.

O Mapa Cicloviário pode ser acessado Neste Link!

Após concluir que um mapa ambiental seria uma excelente ferramenta para São José dos Campos, Eric começou a pesquisar mais sobre este assunto e procurou criar um sistema que fosse de fácil compreensão para o público em geral.

Não encontrei nenhuma iniciativa similar em outras cidades dos Brasil nem do exterior. O mais próximo disso que encontrei foi um livro que continha o mapeamento de algumas árvores nativas de Brasília. Com a experiência que adquiri na construção do Mapa Cicloviário, comecei a definir quais seriam as informações ambientais importantes para o novo mapa, afirma Eric.

Desenvolvimento

O colega de Eric, Allan Yu -que é Engenheiro Ambiental- ajudou na etapa de definição das principais feições ambientais mapeadas e depois desta primeira fase finalizada, foi feita a digitalização de tudo o que havia sido planejado. As feições definidas foram:

Parques existentes; Parques em construção; Parques planejados (de acordo com o Plano Diretor de 2006); Museus da flora nativa; Praças públicas; Árvores frutíferas; Árvores patrimônio (protegidas por lei e imunes ao corte pela importância histórica e cultural); Áreas de Preservação Permanente (APP); Áreas de Preservação Ambiental; PEVs (Postos de Entrega Voluntária); Aterro Sanitário; Centro de Reciclagem; Estação de Tratamento de Água e Esgoto; Áreas com risco de escorregamento ou inundação; Nascentes, córregos e rios; Córregos canalizados; Cachoeiras; a região do Vale do Paraíba, Serra do Mar e Serra da Mantiqueira (dentro do município de SJC); Montes; Morros e Picos famosos da cidade; Secretarias relacionadas ao Meio Ambiente; Policia Ambiental; ONGs ambientais, e o Perímetro Urbano e Rural.

Também entrei em contato com os órgãos públicos para verificar o que já existia de material, e descobri que já existia bastante coisa mapeada  ou catalogada, mas nunca projetada para o acesso do cidadão comum… A parte mais trabalhosa foi a de mapeamento das praças e principalmente da hidrografia da cidade, pois eu não tinha ideia da riqueza da cidade quanto a este quesito. Existem centenas de nascentes espalhadas pela região montanhosa do município e acredito que o trabalho todo de digitalização só será concluído em alguns anos, afirma Eric

Iniciativa colaborativa

O Mapa Ambiental on-line é uma iniciativa gratuita, online e colaborativa. Ou seja, os próprios moradores da cidade contribuem com as informações para que o portal fique cada vez mais completo.

A feição que os munícipes mais colaboraram até agora foi a de localização de árvores frutíferas (até o momento tudo foi feito pelo grupo no facebook). Foram mais de 100 árvores catalogadas para o mapa, com espécies populares como a amora e outras que são nativas da região, mas infelizmente algumas desconhecidas pela maioria dos joseenses, como o Araçá e o Cambuci.

Algumas feições (como a áreas com risco de deslizamento e inundação) ainda estão em fase de digitalização, mas o mapa permite que qualquer morador contribua, informando quais regiões ele acredita que devam constar no site. O engenheiro acredita que o mapa tem um grande potencial de uso nas escolas e que também é uma grande novidade que pode ser distribuída para outras cidades da região e do país.

Ferramentas

Para estruturar o sistema do mapa, Eric utilizou a plataforma do Google Maps como base de referência, o Google Earth para digitalização, o Google Fusion Table para o catálogo das informações, HTML para a programação do site, e o servidor “Biz.nf” que permite o registro de domínio e a hospedagem do conteúdo do site de forma gratuita.

O conteúdo mapeado veio de pesquisas na internet, da contribuição dos moradores através do Facebook, de verificações em campo, de alguns estudos acadêmicos, do setor de geoprocessamento da prefeitura de São José dos Campos, da Defesa Civil e da Fundação Cultural Cassiano Ricardo.

Acesso ao Mapa Ambiental

O Mapa Ambiental de São José dos Campos pode ser acessado Neste Link.

Dica: no canto esquerdo inferior do mapa existem opções como “sobre“, “Inserir Novas Informações“, “Guia de Utilização” e “Termos de Uso“, todas para facilitar a inserção de dados e navegação no Mapa por parte dos usuários.

Projetos futuros

O engenheiro ainda tem outros projetos para a cidade em andamento, são eles:

  • Mapa Histórico: que vai permitir verificar a evolução da cidade, década por década, e encontrar mais informações sobre o patrimônio histórico da cidade;
  • Mapa de Acessibilidade: contendo os pontos críticos para pessoas com dificuldade de locomoção na cidade, bem como também as facilidades, vagas de estacionamento exclusivas e a possibilidade de avaliação dos pontos comerciais;
  • Mapa cultural: no qual será possível encontrar as informações sobre os principais pontos culturais da cidade, como museus, teatros, arquitetura, exposições, casa de shows, centros culturais e etc. Assim como detalhes sobre cursos privados e públicos;
  • Mapa de esportes e lazer: onde será possível verificar as informações sobre desportos e lazer na cidade, tais como: quadras, centros poliesportivos, piscinas, pontos de partida de pedaladas, estádios, entre outros.

Eric também está desenvolvendo um site que unificará todos seus projetos, facilitando o acesso às informações. Ele diz que ainda não tem previsão de conclusão desses projetos, mas espera ter tudo pronto para o próximo aniversário da cidade, em 2016.

Perspectivas pessoais

Eric Sousa se mudou para os Estados Unidos, onde pretende estudar. Ele vai morar numa cidade universitária chamada Newark, em Delaware (próximo a Nova Iorque), que inclusive é uma referência no planejamento cicloviário desta região. Ele acredita que dentro de alguns anos, estará de volta à São José dos Campos.


A informação foi útil pra você?

Se sim, compartilhe-a com seus amigos e deixe também sua opinião nos comentários.

Quer receber novos conteúdos do Meio Info gratuitamente? Cadastre-se:

Por favor, certifique que seu e-mail esteja correto.


Deixe uma resposta

Top