Você está aqui
Home > Mais Meios

LUA ESTÁ RECEBENDO OXIGÊNIO DE PLANTAS DA TERRA HÁ MUITO TEMPO

LUA ESTÁ RECEBENDO OXIGÊNIO DE PLANTAS DA TERRA

A superfície da Lua tem sido coberta há muito tempo por uma camada de oxigênio produzido por ervas e microrganismos terrestres e transportado da atmosfera da Terra pelo vento solar, afirma um artigo publicado no jornal Nature Astronomy.

Cientistas da Universidade de Osaka, no Japão, encontraram os primeiros sinais de vida terrestre na Lua após avaliação dos dados coletados durante a missão lunar japonesa Selene. Segundo as medições feitas pela sonda Selene, o vento solar, que é um fluxo de plasma expelido pelo Sol, pode transportar consigo grandes quantidades de íons e moléculas de oxigênio da atmosfera.

De acordo com os cientistas, é a proporção de isótopos, bem como o grau de oxidação dos íons, que permite detectar o oxigênio tipicamente terrestre de origem biológica, sintetizado por micróbios, algas ou plantas. Esse oxigênio presente na Lua era um dos maiores mistérios envolvendo o satélite natural.

A poeira lunar também possui uma grande quantidade de oxigênio pesado, que também seria oriundo da Terra, que “bombardeia” a Lua com grande quantidade de oxigênio cada vez que nosso planeta eclipsa a Lua e o Sol.

No total, segundo as estimativas dos autores do artigo, nos mais de 4 milhões de anos após a formação do Sistema Solar, cerca de 106 milhões de toneladas do oxigênio terrestre teriam sido transportadas para a Lua.

 

via: Sputnik Brasil

Imagem fonte: Pixabay


A informação foi útil pra você? 

Se sim, compartilhe-a com seus amigos e deixe também sua opinião nos comentários.

Quer receber novos conteúdos do Meio Info gratuitamente? Cadastre-se:

Por favor, certifique que seu e-mail esteja correto.


Deixe uma resposta

Top