Você está aqui
Home > capa

EPSON CRIOU PRIMEIRA IMPRESSORA QUE RECICLA PAPEL SEM USAR ÁGUA

impressora que recicla papel

A empresa japonesa Seiko Epson criou a PaperLab, que segundo a empresa é o primeiro sistema de reciclagem do mundo que recicla papel usado (velho) transformando instantaneamente em papel novo, tudo direto do escritório do proprietário da máquina, ou seja, dispensa os métodos e tecnologias atuais.

A PaperLab, programada para ir à venda no próximo ano, utiliza uma tecnologia que primeiro transforma os papeis em fibras e depois  junta essas fibras para formar o papel novo,  contando com adesivos especiais que ligam as fibras e calibram brancura das novas folhas. O processo é diferente do retalhamento regular e pode remover as cores das fibras para criar uma folha limpa, confirma um porta-voz da Seiko Epson.

A máquina pode criar 14 folhas de papéis (A4) reciclados por minuto, ou 6.720 folhas por dia se consideradas 8 horas de trabalho no horário comercial. Ela também pode ajudar a reduzir as emissões de gases do efeito estufa, uma vez que não é necessário o transporte de papel usado para instalações de reciclagem.

A máquina também usa a tecnologia Dry Fiber, e dispensa qualquer quantidade de água , o que é fenomenal, pois o processo atual de reciclagem utiliza grande quantidade de água. Tamanhos diferentes estão disponíveis também, e ao que parece, também cartão de visita e papel de carta perfumado funcionam com ela.

A Seiko Epson não definiu um preço para a PaperLab. A máquina, que é projetada para uso em escritório, possui 2,6 metros de largura, 1,8 metros de altura e 1,2 metros de profundidade, ou seja, muito compacta se comparada a toda estrutura que hoje é utilizada para reciclagem de papel.

Reciclar papel diretamente na empresa tem outra conveniência: segurança extra. Em vez de picar documentos sigilosos por conta própria ou contratar alguém para cuidar de descartá-los, essa impressora pulveriza arquivos confidenciais e transforma eles em papel novo.

Um protótipo do PaperLab vai ser apresentado na semana que vem no Eco-Products 2015, em Tóquio, no Japão. A Epson espera ter a impressora em escritórios japoneses já no começo do ano que vem, e anunciará os planos para vendas em outros países no futuro.

O vídeo a seguir explica como a PaperLab funciona:

 

via: The Wall Street Journal; Epson


A informação foi útil pra você? 

Se sim, compartilhe-a com seus amigos e deixe também sua opinião nos comentários.

Quer receber novos conteúdos do Meio Info gratuitamente? Cadastre-se:

Por favor, certifique que seu e-mail esteja correto.


Deixe uma resposta

Top