Você está aqui
Home > Energia

DESCOBERTO NOVO ESTADO DA MATÉRIA QUE PODE REVOLUCIONAR USO DE ENERGIA

DESCOBERTO NOVO ESTADO DA MATÉRIA QUE PODE REVOLUCIONAR USO DE ENERGIA

São conhecidos três estados comuns da matéria – sólido, líquido e gasoso, no entanto, existem 15 estados. Agora, uma equipe internacional de cientistas relatou a descoberta de uma nova fase (a 16ª), que pode revolucionar a forma como a humanidade produz e usa energia.

Há muito tempo, os pesquisadores já sabem que estados como plasma e coloides possuem diferentes características de densidade, composição química e condutividade.

Uma equipe de físicos e químicos testou um material criado em laboratório que reúne propriedades de isolante, condutor, metal e ímã. A descoberta foi relatada em abril na revista Science Advances.

Estrutura de cristal da FCC A 3 C 60

O material consiste em uma mistura de carbono com átomos de rubídio, um metal alcalino. Com o novo composto, será possível , por exemplo, conduzir mais energia da usina para residências – hoje, 6% da eletricidade é perdida nesse percurso. Além disso, o “supercondutor” poderá ser usado em aparelhos elétricos, que serão mais potentes e eficientes.

Em homenagem aos cientistas Hermann Jahn e Edward Teller –  primeiros a transformarem um material isolante em condutor, em 1937 -, o produto foi nomeado como Jahn-Teller.

 

Meio Info/CMAIS, Science Advances


A informação foi útil pra você?

Se sim, compartilhe-a com seus amigos e deixe também sua opinião nos comentários.

Quer receber novos conteúdos do Meio Info gratuitamente? Cadastre-se:

Por favor, certifique que seu e-mail esteja correto.


Deixe uma resposta

Top