COMPRAR, VENDER E CRIAR ANIMAIS SILVESTRES É ILEGAL, SABIA?

COMPRAR, VENDER E CRIAR ANIMAIS SILVESTRES É ILEGAL, SABIA?

Compartilhar

O que é um Animal Silvestre?

É todo aquele pertencente às espécies nativas, migratórias e quaisquer outras, aquáticas ou terrestres, que tenha a sua vida ou parte dela ocorrendo naturalmente dentro dos limites do território brasileiro. Animal silvestre não é o doméstico. O doméstico já está acostumado a viver perto das pessoas, como os gatos, cachorros, galinhas e porcos. Já o animal silvestre foi tirado da natureza e reage à presença do ser humano. Por essa razão, tem dificuldades para crescer e se reproduzir em cativeiro. O papagaio, a arara, o mico e o jabuti, ao contrário do que muitos pensam, são animais silvestres.

Por que (mesmo tratando bem) não devemos ter animais silvestres em casa?

Cuidar de animais silvestres em casa pode parecer uma forma de amar a natureza, mas não é. Lugar de bicho é em seu habitat natural, e não nas cidades. Quem realmente gosta dos animais, vai querer que eles fiquem onde se sintam bem. Ficando na sua casa, o animal pode sofrer de solidão e ter dificuldades para se reproduzir, também sofre por ficar em espaço físico reduzido, come alimentos inapropriados e pode contrair doenças como gripe, herpes, etc, que podem ser fatais para eles.

Por que comprar animais silvestres é ilegal?

Ter animais silvestres como bichos de estimação é ilegal conforme a Lei nº 9.605 / 98. Ela proíbe a utilização, perseguição, destruição e caça de animais silvestres e prevê pena de prisão de seis meses a um ano, além de multa para quem a desrespeitar.

O que é o tráfico de animais silvestres e o que ele tem a ver comigo?

Tráfico é o comércio ilegal, significa capturá-los na natureza, prendê-los e vendê-los com o objetivo de ganhar dinheiro. Acredita-se que o comércio ilegal de animais movimente cerca de 10 bilhões de dólares por ano em todo o mundo. Só o tráfico de drogas e armas é maior.

Todos os seres vivos dependem da natureza para sobreviver, pois é dela que obtemos desde alimentos até remédios. Os animais são parte fundamental da cadeia, se forem extintos ou se tornarem raros, comprometem todo o equilíbrio da natureza.

Você sabe como os animais são transportados até as feiras para serem vendidos?

Os animais são transportados nas piores condições possíveis. São escondidos em fundos de malas ou caixotes, sem ventilação, e ficam vários dias sem comer e sem beber. Resultado: de cada 10 animais capturados, 9 morrem no caminho e 1 chega às mãos dos compradores.

O que fazer ao encontrar alguém vendendo animais silvestres?

Primeiro, certifique-se de que os animais que estão sendo vendidos são silvestres e pertencem à fauna brasileira. Ligue para o IBAMA: 0800-618080, ou Secretaria de Meio Ambiente de São Paulo: 0800-113560.

Lembre-se:

Um país, uma civilização, pode ser julgada pela forma com que trata seus animais.” [Ghandi]

Assista esse ótimo documentário sobre tráfico de animais silvestres:

Compartilhar

One thought on “COMPRAR, VENDER E CRIAR ANIMAIS SILVESTRES É ILEGAL, SABIA?

  1. Quanto mais distantes estamos, mais desprezo temos ao destino dos animais silvestres, pois destinamos todo o nosso AMOR POR PROXIMIDADE AOS ANIMAIS SILVESTRES EXÓTICOS E AOS ANIMAIS PET’s CLÁSSICOS (cães e gatos). Esquecemos que todo animal criado como Pet ou Animal de Produção, um dia foi essencialmente silvestre. Esquecemos que o MELEAGRIS GALLOPAVO/Dromaius novaehollandiae/Struthio camelus/e OUTROS. Hoje, são criados como Animais de Produção, mas ainda existem na forma selvagem, e não correm o risco de extinção. O mesmo não acontece com a EMA da América do Sul. A verdade que o VERDADEIRO CRIMINOSO SE ESCONDE NA FACE DE BOM MENINO, e a mensagem final é: PROTEÇÃO DESPROTEGE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.