25 ANOS DO TELESCÓPIO HUBBLE – ALGUMAS DAS MELHORES IMAGENS CAPTADAS

25 ANOS DO TELESCÓPIO HUBBLE – ALGUMAS DAS MELHORES IMAGENS CAPTADAS

Compartilhar

O Telescópio Espacial Hubble (em inglês Hubble Space Telescope – HST) é um satélite astronômico artificial não tripulado que transporta um grande telescópio que reconhece a luz visível e infravermelha.

Foi lançado pela agência espacial NASA em 24 de abril de 1990, a bordo do ônibus espacial Discovery (missão STS-31). Este telescópio já recebeu várias visitas espaciais da NASA para a manutenção e para a substituição de equipamentos obsoletos ou inoperantes.

No dia 24 de abril deste ano ele completou 25 anos de operação e até hoje ainda traz à humanidade várias imagens de estruturas nunca antes imaginadas pelo homem no Universo. Sem dúvidas, um grande marco tecnológico para a humanidade.

Veja algumas imagens e vídeos que refletem um pouco dos 25 anos de trabalho do Telescópio Hubble (clique na imagem para ampliá-la):

Esta visualização abaixo em vídeo fornece uma perspectiva tridimensional da nebulosa Gum 29 com o aglomerado estelar Westerlund 2 em seu núcleo por diante. O voo atravessa as estrelas do primeiro plano e se aproxima da borda inferior esquerda da nebulosa Gum 29.

Passando por entre as nuvens wispy mais escuras no lado mais próximo, a viagem revela gás brilhante iluminado pela intensa radiação das estrelas recém-formadas do grupo Westerlund 2. Dentro da nebulosa, vários pilares e um denso gás estão sendo moldados pela luz energética e fortes ventos estelares do grupo brilhante de milhares de estrelas.

Note-se que a visualização se destina a ser uma interpretação cientificamente razoável e que as distâncias dentro do modelo são comprimidas significativamente.

Esta animação abaixo em vídeo começa com uma visão periférica do céu noturno do sul, perto das constelações de Carina e Vela. Depois de delinear as constelações, a sequência de zooms passa pela bem conhecida nebulosa de Carina para a vizinha nebulosa Gum 29.

Durante o zoom, as imagens dissolvem-se a partir de uma visão ampla do campo até a imagem do de alta resolução, um mosaico de nove observações do Hubble.

 

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.